segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ATÉ QUANDO?

Mais um acidente com vítima acaba de ocorrer no cruzamento da Rua Pio XII (preferencial) com a Rua Santos. Um carro e uma motocicleta colidiram. O barulho da batida foi assustador e os dois ocupantes da moto ficaram feridos e foram socorridos pelo Siate, que chegou rápido.
No início da semana passada, no mesmo local, situação semelhante aconteceu. E, na manhã do último sábado, uma van dos Correios e um veículo de passeio também foram protagonistas de um acidente, felizmente sem vítimas, entre as Ruas Sergipe (preferencial) e Santos.
Obviamente que isso precisa acabar. Urge que se tome uma providência, antes que alguém acabe perdendo a vida. É importante ressaltar a velocidade que os motoristas imprimem ao trafegarem pelas preferenciais do bairro. Por outro lado, a visibilidade de quem é obrigado a parar fica bastante comprometida, obrigando o condutor a avançar além do limite de segurança para poder enxergar a pista. Aliado a isso, ainda há a imprudência característica de alguns, que se sentem os donos do mundo quando estão ao volante.
O risco também é grande para os pedestres, pois nessa região não há faixas que possibilitem uma travessia segura.
É preciso que se entenda que o bairro, apesar de ter um comércio pujante, é extremamente residencial, o que aumenta ainda mais o risco de grandes tragédias.
Não sou especialista em trânsito, mas medidas terão que ser tomadas pelos órgãos responsáveis para que a velocidade nessas preferenciais - que, na minha opinião, não são vias apropriadas para o trágefo rápido - possa ser reduzida.
Alô CMTU, os moradores do Centro pedem socorro!

2 comentários:

  1. Eu acabei de descobrir o blog e achei muito interessante a iniciativa e o enfoque do grupo. O problema do trânsito é realmente preocupante. Os motoristas abusam da velocidade nas transversais da Belo Horizonte, Santos e Paranaguá, dificultando a vida dos pedestres da região.

    Aproveitando, gostaria de ressaltar a minha preocupação com as árvores: juntamente com o fato de ser pedestrian-friendly, a arborização é a da principal característica da região. Entretanto, nos últimos anos, várias árvores foram cortadas, deixando vários quarteirões com um aspecto árido.

    Parabéns pela iniciativa!

    Yuri

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  2. Gostaria de deixar aqui um comentário sobre esta escelente atividade que vocês praticam. Este senso de comunidade é raro no nosso país, tenha certeza que pode sim ter resultado. O bairro é extermamente amigável ao pedestre e assim deve continuar, com melhorias.

    Cito como crítico, a qualidade das calçadas. Acho que investindo neste tema, o retorno é o maior a curto prazo. Seria possível uma padronização das calçadas em todo o bairro? Não falo em abater o IPTU, mas levando em consideração a densidade populacional, uma calçada de boa qualidade e padronizada por todo o bairro demandaria um investimento baixo, se dividida por cada unidade habitacional e comercial.

    Sei que o esforço para coordenar algo assim seria grande, mas é de se considerar.

    Parabens pelo blog,

    Damiao

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